domingo, 4 de abril de 2010

...um zero “alterNativo”






Chamo-me Joana Rodrigues, tenho 25 anos e sou do Porto. Estou neste momento a terminar o mestrado em Comunicação & Artes na FCSH, com uma dissertação sobre o cinema nativo americano contemporâneo. Após uma intensa licenciatura em Cinema (realização e montagem) na ESTC, tive algumas experiências profissionais em diferentes áreas (guarda-roupa, produção de festivais, assistência de realização, produção, montagem e o que for necessário, que o que me move é o “amor à camisola”), tanto em Portugal como no estrangeiro (EUA).

A propósito da escolha de um filme da primeira década do século passado e de acordo com os meus interesses actuais, proponho que recordemos James Young Deer, um dos primeiros nativo-americanos a obter reconhecimento enquanto realizador, em toda a História do cinema. Assim, a curta-metragem White Fawn’s Devotion (1910) é a minha sugestão. O que se destaca deste pequeno filme é, sobretudo, a densidade da história e a abordagem, pouco comum à época, do tema do casamento entre colonizadores e mulheres nativas. Ainda mais interessante será fazer o paralelismo entre esta curta-metragem e a visão de Sherman Alexie, autor do filme The Business of Fancydancing (que passará no ciclo) no sentido de se atentar na evolução da imagem do “índio” e na sua complexificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores